quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Dor de cabeça do imóvel atrasado


O boom imobiliário é uma das alavancas da economia brasileira dos últimos anos. O mercado da construção civil foi estimulado, via crédito, e respondeu com lançamentos de imóveis nas capitais e principais cidades brasileiras. A demanda aumentou e os preços subiram astronomicamente em cidades como São Paulo.

Outro subproduto negativo desta demanda explosiva, além dos preços proibitivos, tem sido o atraso na entrega de imóveis adquiridos na planta. Muitas vezes, as chaves só são entregues quando o consumidor já cumpriu com todas as obrigações para com a construtora, e está pagando o financiamento bancário, taxas de condomínio e impostos.

Nesses casos, o comprador tem direito a indenização da construtora que não honrou os prazos. Mas elas têm pressionado os proprietários a assinar um termo que assegure que pedirá reparação judicial pelo atraso. Por isso, é muito importante pesquisar a situação das empresas que constroem e vendem os imóveis. 

Descobrir se há reclamações de outros consumidores por ela lesados.
A data de entrega deve constar do contrato firmado entre as partes. E eventuais atrasos justificam ações judiciais de indenização aos clientes. Pressões para abrir mão deste direito têm ser denunciadas aos órgãos de defesa do consumidor. Também podem ser informadas aos meios de comunicação e redes sociais.

A construção civil é fundamental para a geração de empregos, pois envolve uma ampla cadeia de fabricantes de insumos. Emprega muito, principalmente profissionais especializados como pedreiros, mestres de obras, carpinteiros, serralheiros, eletricistas, encanadores, pintores, engenheiros, arquitetos, projetistas, diretamente. Além de corretores, vendedores e industriários.

Lida com o sonho da casa própria, em um país que tem um déficit estimado em sete milhões de moradias. As empresas que enganam os consumidores deveriam ser punidas e, em casos extremos, retiradas do mercado. Faça sua parte: informe-se sobre a construtora e a corretora, exija contratos que respeitem o Código de Defesa do Consumidor e fique atento ao cumprimento das condições definidas, inclusive prazo de entrega. Se algo sair errado, divulgue, recorra aos órgãos de defesa do consumidor e vá à Justiça.

Maria Inês Dolci – Coordenadora Institucional da PROTESTE – Podcast Folha.com 18/10/2011


SERVIÇO: 


Os mutuários que se encontram em alguma situação como as citadas acima, podem recorrer a advogados especializados para obter mais esclarecimentos. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (11) 3258-4323 ou comparecer diretamente ao nosso escritório, com o contrato e os comprovantes do que já foi pago (Favor agendar horário previamente apamp@outook.com). Endereço: Rua Major Sertório, 212 conj 62 - Vila buarque - ao lado do Metrô República.

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